Pavilhão de Esportes Zlatar Bistrica / NOP Studio

Pavilhão de Esportes Zlatar Bistrica / NOP Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Bosnic+Dorotic

Pavilhão de Esportes Zlatar Bistrica / NOP Studio - Fotografia de ExteriorPavilhão de Esportes Zlatar Bistrica / NOP Studio - Fotografia de Exterior, FachadaPavilhão de Esportes Zlatar Bistrica / NOP Studio - Fotografia de Interiores, VigaPavilhão de Esportes Zlatar Bistrica / NOP Studio - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoPavilhão de Esportes Zlatar Bistrica / NOP Studio - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: NOP Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2019
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bosnic+Dorotic
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Akripol, Beton Lucko, Drvene konstrukcije, Feal, Hoval, Mapei, Metal tehnologia, Metal tehnologia, RODECA GMBH, Zumtobel
  • Arquiteto Responsável: Ivan Galić
  • Equipe De Projeto: Rea Vidović, Robert Bodiš
  • Projeto Executivo: Krešimir Tarnik
  • Física De Construção: Mateo Biluš
  • Projeto Mecânico: Goran Tomek
  • Sprinkler: Branimir Cindori
  • Projeto Elétrico: Alen Farago
  • Projeto De Combate A Incêndio: Željko Mužević
  • Construtora: Zagorjegradnja d.o.o.
  • Cidade: Zlatar Bistrica
  • País: Croácia
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão de Esportes Zlatar Bistrica / NOP Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Bosnic+Dorotic

Descrição enviada pela equipe de projeto. Zlatar Bistrica é uma pequena cidade localizada em uma das poucas planícies de Hrvatsko Zagorje, no noroeste da Croácia. O perímetro oeste da praça da escola fazia fronteira com um pavilhão esportivo, destruído por um incêndio, e o novo projeto herdou sua orientação como um parâmetro importante para integrar na nova configuração externa e interna do edifício.

Pavilhão de Esportes Zlatar Bistrica / NOP Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Bosnic+Dorotic
Pavilhão de Esportes Zlatar Bistrica / NOP Studio - Fotografia de Exterior
© Bosnic+Dorotic
Pavilhão de Esportes Zlatar Bistrica / NOP Studio - Fotografia de Exterior
© Bosnic+Dorotic

O pavilhão foi inserido em um terreno inclinado em direção ao oeste e configurado para responder às diretrizes urbanas e topográficos. O perímetro do volume foi projetado para estabelecer uma conexão entre a praça da escola e o platô inferior com uma quadra aberta e um estacionamento para o ônibus escolar e veículos que trazem crianças das aldeias vizinhas. A partir daí, o acesso de pedestres principal é configurado com um sistema de escadas e rampas.

Pavilhão de Esportes Zlatar Bistrica / NOP Studio - Imagem 25 de 30
Planta

O interior reflete esta configuração de acesso inclinada. A fachada se abre para a praça da escola com o pavimento térreo envidraçado e a entrada permite que o espaço público seja integrado ao interior, que segue com a escada da arquibancada até o nível inferior do ginásio, razão pela qual a praça tem uma visão clara do que acontece no interior e vice-versa. A praça e o interior do salão se complementam e contrastam com os diferentes cenários em uma mudança quase perfeita e direta entre o que acontece no ginásio e o que acontece no exterior. O revestimento externo do volume é feito de policarbonato translúcido, que transforma à noite todo o edifício em uma lanterna iluminando a praça da escola e o entorno.

Pavilhão de Esportes Zlatar Bistrica / NOP Studio - Fotografia de Interiores, Escada, Viga
© Bosnic+Dorotic
Pavilhão de Esportes Zlatar Bistrica / NOP Studio - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Viga
© Bosnic+Dorotic
Pavilhão de Esportes Zlatar Bistrica / NOP Studio - Imagem 26 de 30
Planta
Pavilhão de Esportes Zlatar Bistrica / NOP Studio - Fotografia de Interiores
© Bosnic+Dorotic

Esta lanterna acentua o conflito de moldar o volume do ginásio. O arquiteto considerou diversas variações que seriam tanto pragmáticas quanto inovadoras na forma. Muita atenção foi dada à incorporação de elementos pré-fabricados personalizados que só foram recentemente introduzidos na construção e experimentados na Croácia. Em vez de usar painéis pré-fabricados genéricos, o arquiteto trabalhou com a empresa Beton Lučko especializada em pré-fabricados de concreto para desenvolver um tipo único de painel com as camadas externas e internas feitas de concreto preto pigmentado e isolamento térmico entre elas.

Pavilhão de Esportes Zlatar Bistrica / NOP Studio - Fotografia de Interiores, Viga
© Bosnic+Dorotic

Embora sua seção transversal seja padrão, algumas pesquisas sobre tecnologia de produção foram consideradas. A forma como os painéis foram montados também é inovadora. O responsável decidiu abandonar o projeto convencional com uma seção inferior completamente fechada e aberturas de luz na seção superior e substituí-la por painéis horizontais colocados em um ângulo a partir da vertical, como brises para deixar entrar luz difusa. Os painéis foram montados sobre uma estrutura de aço fixada a pilares de concreto pré-fabricados, e sua extremidade inferior, com aberturas, é fechada com policarbonato. A fileira mais baixa de painéis se abre no maior ângulo em relação à vertical, que diminui gradualmente a cada nova fileira.

Pavilhão de Esportes Zlatar Bistrica / NOP Studio - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Bosnic+Dorotic

Tal configuração proporciona luz difusa suficiente para o interior, evita o ofuscamento e proporciona melhor proteção contra o sol e o calor da face oeste durante a estação mais quente. O exterior, por sua vez, tem uma textura dinâmica e rítmica graças aos painéis inclinados. Os painéis são feitos de um agregado dolomítico diabásio com uma tonalidade verde misturada com um pigmento preto adicionado na produção, razão pela qual o concreto liso "preto" nunca é totalmente preto.

Pavilhão de Esportes Zlatar Bistrica / NOP Studio - Fotografia de Interiores, Viga
© Bosnic+Dorotic

Tons adicionais e cores uniformes são obtidos com diferentes inclinações das linhas do painel, pois refletem a cor do céu de maneiras diferentes. Em média ao meio-dia de um dia nublado, estas tonalidades e cores vão do cinza chumbo ao verde-escuro fosco, enquanto em um pôr-do-sol claro as cores podem até se tornar quentes. À noite, a fachada oeste se distingue por faixas horizontais de luz emitidas do interior sobre o pavimento que acompanha a quadra poliesportiva.

Pavilhão de Esportes Zlatar Bistrica / NOP Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Bosnic+Dorotic
Pavilhão de Esportes Zlatar Bistrica / NOP Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Bosnic+Dorotic

Os painéis nas paredes das empenas não são tão polidos quanto a fachada oeste e produzem uma textura esverdeada do agregado com referência às ardósias de pedra verde da montanha vizinha Medvednica, antes um material de construção popular local, hoje esgotado. A paleta de cores foscas é complementada com placas e chapas de ferro pretas das quais são feitas cercas e brises para as janelas. O espaço e as superfícies internas, incluindo o teto, são configurados para refletir a geometria precisa dos elementos pré-fabricados.

Pavilhão de Esportes Zlatar Bistrica / NOP Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Bosnic+Dorotic

As vigas verticais e horizontais são pré-fabricadas em concreto, também em preto. Eles sustentam a estrutura em uma malha no telhado com suportes de madeira laminada, cujo material leve contrasta com o esqueleto de concreto pesado. Ao longo da cobertura oeste, foram inseridas cúpulas de luz que fornecem iluminação natural adicional. O arquiteto deu muita atenção à configuração modular do edifício e dos elementos de infraestrutura, integrando iluminação artificial e elementos de climatização e ventilação na geometria do todo.

Pavilhão de Esportes Zlatar Bistrica / NOP Studio - Fotografia de Exterior, Janela
© Bosnic+Dorotic

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zlatar Bistrica, Croácia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão de Esportes Zlatar Bistrica / NOP Studio" [Zlatar Bistrica Sports Hall / NOP Studio] 22 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984039/pavilhao-de-esportes-zlatar-bistrica-nop-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.